Moscas Volantes (Floaters), Fotopsias (Flashes de Luz)

10/04/2016 | Artigos

Você pode ver algumas vezes pequenas manchas cinzas ou nuvens que se movem no seu campo visual. Elas são chamadas de moscas volantes. Você pode ver com frequência quando olha para uma parede branca ou o céu azul.

Moscas volantes são pequenas membranas que ficam no gel interno do olho, que se chama vítreo. Esses pequenos objetos parecem estar fora do olho, mas na verdade estão na parte interna, flutuando no vítreo e projetando a sombra na retina. As moscas volantes podem parecer pequenos pontos, círculos, nuvens e teias.

Na meia-idade, o vítreo pode se soltar da retina e liberar membranas formando as moscas volantes. Se houver aparecimento das moscas volantes de forma súbita, você deve fazer um exame de fundo de olho. Pode existir uma rasgadura na retina quando o vítreo se solta. Algumas vezes isso causa hemorragias pequenas que aparecem como novas moscas volantes. Uma rasgadura de retina é sempre uma situação séria que pode levar a um descolamento de retina.

Você deve procurar seu médico com rapidez se:
– Novas moscas volantes (manchas) aparecerem na visão
– Flashes de luz (raios, clarão) surgirem sem relação com o ambiente.

Moscas volantes podem ser sintomas de rasgadura na retina, que é um problema sério. Se a rasgadura não é tratada, pode haver descolamento de retina. O único tratamento para descolamento de retina é a cirurgia. A maioria das moscas volantes não são sinais de perigo, e não necessitam de tratamento.

Os sintomas visuais diminuem com o tempo. Algumas pessoas podem ter moscas volantes muito grandes e opacas que atrapalham a visão e interferem nas atividades regulares. A cirurgia de vitrectomia pode ser realizada em pacientes com essas queixas. Seu médico pode informar sobre os potenciais benefícios e riscos dessa cirurgia.

Quando o vítreo traciona a retina, você pode enxergar o que parece raios de luz, relâmpagos ou flashes. Se eles aparecerem de forma abrupta, você deve contactar seu médico com urgência pois há grande possibilidade de rasgadura retiniana. Os flashes podem permanecer por semanas ou meses.

Com a idade é mais comum experimentar esses fenômenos visuais. Moscas volantes e flashes de luz são mais comuns quando envelhecemos. Embora nem todos sejam graves, você deve sempre realizar um exame de fundo de olho para verificar se não há lesão de retina que necessite tratamento.

 Dr. Luiz Eduardo de Aguiar Marques é Médico Oftamologista Especializado em Retina e Vítreo. Instrutor Clínico e Cirúrgico. Orientador Cirúrgico na Escola Paulista de Medicina (2007). Membro do Academia Americana de Oftalmologia Saiba mais!